Nos questionamos a um tempo atrás, sobre o motivo pelo qual nos taxam de PREGUIÇOSOS. E descobrimos, durante uma aula de História a razão pelo qual recebemos esse "título".
            Tudo começou durante o período colonial, quando os portugueses através da Carta de Lei de 10 de setembro de 1611, legalizou a escravidão indígena. Na época, os capitães de aldeia (portugueses), missionários e os colonos, mediante essa Lei, passaram a explorar de forma cruel e desumana os povos indígenas. Durante esse período, vários tribos foram dizimadas e até exterminadas completamente.
            Antes disso, os povos que aqui habitavam, não eram acostumados a esse ritmo de trabalho imposto pelos europeus, pois os mesmos trabalham de forma coletiva e em média de 3 horas diárias. Os povos indígenas tinham tudo que precisavam na natureza, portanto, trabalhavam o suficiente para viver. Ao contrário do conceito capitalista de hoje, de que todos "vivem para trabalhar".
            Quando essa exploração começou, os índios ao assistirem os portugueses atearem fogo em suas casas, matarem seus filhos, explorarem desordenadamente a natureza e por fim, roubarem as suas vidas, eles simplesmente se rebelaram e resistiram com unhas e dentes a essa exploração.
            Por conta dessa resistência, os povos indígenas passaram a ser chamados pelos europeus de preguiçosos e indolentes. Pelo simples fato, desses povos terem se recusado a aceitar o modo de vida (escravo) imposto pelo homem branco.
            Como AMAZONENSES, temos que deixar nosso protesto registrado, pois não somos preguiçosos, pelo contrário, herdamos dos nossos ancestrais (povos indígenas) a fibra, a força. Somos um povo alegre, hospitaleiro, trabalhador, determinado, um povo que luta pelos seus ideais.
            Somos simples e como presente de Deus, recebemos o privilégio de vivermos e morarmos em um lugar magnífico!!! Nossa missão ainda não terminou, pois ainda nos cabe o dever de cuidar da maior TESOURO do mundo, a AMAZÔNIA...
            Por isso, somos herdeiros dos povos indígenas sim, no coração e na alma!!!
            É por essa e outras razões, que TEMOS ORGULHO DE SER AMAZONENSES!!!

Elen Diana Amâncio

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments