Agradeço pelo apoio de vocês em acessarem o blog, estamos aqui para um só objetivo... Ampliar os nossos horizontes, deixando nossa marca na história!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments

Em 1964, surgiu em São Paulo o primeiro curso de Turismo no Brasil. Faremos agora uma viagem no tempo e conhecer um pouquinho da história do curso de turismo. Bem vindo a bordo!

Em Manaus, 1994, surgiu em meio a mesmice um produto novo no mercado, algo inovador, o curso de Turismo, e com ele mentes que idealizavam o diferencial.
Nesta época, caindo de “pára-quedas” no curso, Amanda Moraes ingressou na primeira turma de Turismo do antigo colégio Objetivo, atual Uninorte.
Apesar da singularidade do curso, barreiras limitavam um maior acesso ao conhecimento. Um grande exemplo disso foram os livros em espanhol que os alunos tinham que traduzir.
Por motivos pessoais Amanda teve que concluir o curso em Fortaleza-CE, onde deparou-se com um curso mais completo e diversificado, que objetiva qualificar e inserir o acadêmico no mercado de trabalho dando mais oportunidades para a evolução do conhcimento.
Dez anos depois foi possível vivenciar as transformações do curso conquistadas pelas primeiras turmas. Nesse período de evoluções Eloísa Gadelha (atual coordenadora do curso de Turismo) influenciada pela diversidade da grade curricular, ingressou na área. Nesse momento a Amazônia estava ganhando destaque por sua biodiversidade e importância para o equilíbrio ambiental, o que promoveu uma maior procura e interesse pela área.
Nem por isso cessaram-se as limitações. As visitas técnicas, ainda sem seguros, transportes ainda limitados para a quantidade de cursos que os utilizavam, dificultava o acesso dos alunos à prática do curso. 
Enfim, chegamos em nossa última parada, o ano de 2010, em meio a era digital, período de grandes avanços tecnológicos, onde a globalização promove efetivamente o Turismo.
A facilidade de acesso a informações faz com que hoje muitas pessoas conheçam o curso antes mesmo de escolhê-lo. Um exemplo vivo disso é Andréia Bahia, finalista do curso de Turismo. Ao analisar sua história acadêmica vê que mesmo com todas as vantagens que o curso oferece sente que ainda há necessidade de melhorias, como utilizar a prática em visitas técnicas de maneira mais efetiva, ter maior divulgação dos potenciais turísticos da região, bem como a obrigatoriedade dos acadêmicos em se qualificar, dominando também outros idiomas.

O Turismo está sempre se transformando e dando oportunidades para o desenvolvimento de diversas áreas distintas. Nós como turismólogos carregamos conosco essa responsabilidade de informar a importância do Turismo, através de ideias inovadoras é possível fazer a diferença e mudar a nossa realidade. 

Até uma próxima viagem!

Equipe I9tur

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

read comments